Notícias

Cantores Gospel rompendo barreiras

Elisandra Amâncio
Especial para a Rádio UOL

Lembro da primeira vez que ouvi música gospel, há pouco mais de 10 anos. Recebi um CD emprestado por uma colega de trabalho e me deliciei ao ouvir o disco “Preciso de Ti”, do grupo Diante do Trono. Naquela época, nunca tinha ouvido falar da banda, nem mesmo sabia que era de Belo Horizonte (MG). Fiquei impressionada com a qualidade musical, a potência na voz dos vocalistas e, principalmente, a mensagem das canções.

A realidade é que nos últimos 10 anos o gospel, assim como a população evangélica no Brasil, tem crescido em número e qualidade. Músicas antes tocadas apenas em pequenas rádios hoje romperam barreiras e estão na programação das grandes redes também. A popularização da internet e a interação das pessoas por meio de redes sociais como MySpace, Orkut, YouTube, e hoje, Facebook e Twitter, vem auxiliando este processo de expansão. As pessoas estão atentas não somente ao ritmo, mas às letras das canções.

Este ano, a música evangélica deve ganhar espaço não somente em mídias tradicionais como rádio e televisão (na internet ela já se propagou há bastante tempo), mas também alcançar outros países que frequentemente consomem a música brasileira. Estados Unidos, México, Espanha e Europa devem receber turnês de nossos artistas. Não é à toa que estes anualmente têm indicações ao Grammy Latino.

O gênero abrange as mais diversas sonoridades, desde os estilos adoração, pop, rock, samba, axé – vale conhecer o grupo Ungidos 4 que tem feito um belo trabalho pelo nordeste brasileiro -  e até mesmo forró. Um dos nomes que deve ganhar ainda mais espaço em 2013 é o cantor Felipão. Ele foi vocalista da banda Forró Moral, em Fortaleza (CE), mas há cerca de três anos escolheu um novo caminho. Após se tornar evangélico, investiu em seu estilo (forró) cantando músicas que falam de Deus.

E assim como em outros segmentos musicais, o gospel brasileiro ganha força com sua cena independente, com nomes que não estão em gravadoras, mas que vêm construindo sua própria história, como Breno Tonon, Hélvio Sodré, Rick Digilio, Lu Alone, Moisés Nazaré, Ministério Cristo Vivo, Lays Lellis e Samuel Mizrahy.

Apoiados por gravadoras/distribuidoras, alguns lançamentos estão anunciados para 2013, como Jó 42, Baruk, André Valadão, Thalles e Oficina G3. Um dos projetos mais comentados neste início de ano é o disco “Nada Temerei”, da cearense Ana Nóbrega, que será lançado pela Som Livre ainda em fevereiro. Morando em Minas Gerais e integrante do grupo Diante do Trono, a cantora lança seu primeiro trabalho solo e segue paralelamente junto à banda.

Não é de hoje que a música cristã rompeu as paredes da igreja para tocar em aniversários de cidades, exposições agropecuárias e outros tipos de eventos públicos. Provavelmente uma forma de mostrar que o povo brasileiro não está em busca de puro entretenimento, mas de canções que realmente tragam uma mensagem diferente. Uma ótima oportunidade para o gospel levar a excelência com que cuida da música dentro da igreja para todos os lugares, rompendo qualquer paradigma e preconceito.