Dia: 06 de Janeiro de 2026
Meditação: Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra. (Mateus 2:11)
Leitura: Mateus 2:9-13.
Mensagem:
O Significado da Mirra
Hoje é o dia da Epifania do Senhor e o celebramos com a canção “Três reis magos do Oriente a sós” (HL 564), lembrando a sua visita ao menino Jesus. No entanto, eles não eram reis e nem do Extremo Oriente (antes, só Oriente). Também é improvável que fossem apenas três.
No entanto, sabemos que foram três presentes, e a música cita cada um deles. Quando os magos chegaram a Belém, “abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11). Os presentes simbolizam a missão de Jesus. O ouro representa Seu papel como Rei. O incenso, misturado ao incenso queimado no santuário, fala da Sua divindade. A mirra, usada para embalsamar cadáveres, faz-nos refletir.
Os versos da canção demonstram que “a mirra de agreste odor pertence a Jesus; o brilho da estrela nos conduz. Tristeza, suspiros, sangue e morte estão selados na fria pedra do túmulo” (tradução livre). Nós não escreveríamos tal cena na história, mas Deus a escreveu. A morte de Jesus foi fundamental para nossa salvação. Até mesmo Herodes tentou matar Jesus quando Ele ainda era criança (Mateus 2:13).
O penúltimo verso da canção une os três temas: “Rei glorioso, bendito Deus / Sacrifício aos pecados meus”. Tais palavras completam a história do Natal, inspirando a nossa resposta: “Aleluia, aleluia! / Soa na terra e céus”.
FONTE:
Tim Gustafson
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM