Dia: 01 de Janeiro de 2026
Meditação: O sol nasce, o sol se põe… (Eclesiastes 1:5)
Leitura: Eclesiastes 1:1-11.
Mensagem:
O Filho Também se Levanta
O primeiro romance de Ernest Hemingway apresenta amigos que bebem juntos após participarem da Primeira Guerra Mundial. Marcados pela devastação da guerra, eles tentam lidar com a dor por meio de festas, aventuras e boêmia. Sempre há álcool para entorpecer a dor. Ninguém é feliz.
No livro O sol também se levanta (Bertrand Brasil, 2014), Hemingway refere-se ao livro de Eclesiastes (1:5). Nele, o rei Salomão chama-se de “o Mestre” (Eclesiastes 1:1) e observa: “Nada faz sentido” (Eclesiastes 1:2) e questiona: “O que as pessoas ganham com todo o seu árduo trabalho”? (Eclesiastes 1:3). Salomão viu como o Sol nasce e se põe, o vento sopra para lá e para cá, os rios correm sem parar para um mar jamais satisfeito (Eclesiastes 1:5-7). E, por fim, tudo é esquecido (Eclesiastes 1:11).
Tanto Hemingway quanto o livro de Eclesiastes confrontam-nos com a futilidade de viver apenas para esta vida. No entanto, o rei entrelaça brilhantes conselhos divinos em seu livro. No Senhor há esperança contínua e verdadeira, vemos como realmente somos e também como Deus é. Salomão afirmou: “tudo que Deus faz é definitivo”(Eclesiastes 3:14), e nisso reside nossa grande esperança, pois Deus nos concedeu a dádiva de Seu Filho, Jesus.
Longe de Deus, estamos à deriva num mar infinito e sempre insatisfeito. Por meio de Jesus, o Seu Filho ressuscitado, reconciliamo-nos com Deus e descobrimos o nosso significado, valor e propósito.
FONTE:
Tim Gustafson
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM