Dia: 05 de Julho de 2026
Meditação: Jacó ficou sozinho no acampamento. Veio então um homem, que lutou com ele até o amanhecer. (Gênesis 32:24)
Leitura: Gênesis 32:22-32.
Mensagem:
Lutando Com Deus
Um amigo de longa data enviou-me um bilhete após a morte de meu marido: “Alan lutou com Deus. Ele foi um verdadeiro Jacó e forte razão pela qual me tornei cristão”. Nunca pensei em comparar as lutas de Alan com as do patriarca Jacó, mas a comparação se aplicava. Ao longo de sua vida, Alan lutou consigo mesmo e com Deus à procura de respostas. Ele amava a Deus, mas nem sempre compreendia que Deus o amava, que o perdoava e que ouvia as suas orações. Mesmo assim, sua vida deu frutos influenciando a muitos positivamente.
A vida de Jacó foi cheia de lutas: ele conspirou para obter o direito de primogenitura de seu irmão Esaú, fugiu de casa e “lutou” por anos com seus parentes e sogro, Labão. Depois, fugiu de Labão. Esteve só e com medo de encontrar Esaú. No entanto, ele teve um encontro celestial (Gênesis 32:1), talvez um lembrete de seu sonho divino anterior (Gênesis 28:10-22). E, agora, neste outro encontro, durante toda a noite Jacó lutou com um “homem”, Deus em forma humana, que o renomeou como Israel, pois ele “lutou com Deus e com os homens e venceu” (Gênesis 32:28). Deus estava com Jacó e o amou apesar de tudo.
Todos nós temos lutas, mas não estamos sós; Deus está presente em cada provação. Os que creem nele são amados, perdoados e têm a promessa de vida eterna (João 3:16). Podemos confiar totalmente nele.
FONTE:
Alyson Kieda