Dia: 23 de Novembro de 2025
Meditação: Amem-se com amor fraternal […]. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar. (Romanos 12:10,12)
Leitura: Romanos 12:9-21.
Mensagem:
Habilidade de Compaixão
No século 14, Catarina de Siena escreveu: “Um espinho encravou em seu pé; é por isso que às vezes você chora à noite”. Continuou: Há pessoas que podem removê-lo. Elas aprenderam com Deus essa habilidade”. Catarina dedicou sua vida a cultivar essa habilidade e ainda é lembrada por sua extraordinária empatia e compaixão. A ideia da dor como um espinho enraizado que precisa de ternura e habilidade para removê-lo permanece comigo. É um vívido lembrete de que somos complexos, estamos feridos, e que devemos nos aprofundar na busca por desenvolver compaixão pelos outros e por nós mesmos.
Ou, como o apóstolo Paulo nos diz, amar os outros como Jesus exige mais do que boas intenções requer que tenhamos “prazer em honrar uns aos outros” (Romanos 12:10), devemos “[Alegrar-nos] em nossa esperança. [Sermos] pacientes nas dificuldades e não [pararmos] de orar” (Romanos 12:12). Requer disposição, não apenas ao nos alegrar “com os que se alegram”, mas também para chorar “com os que choram” (Romanos 12:15). Exige tudo que somos.
Neste mundo conturbado, ninguém escapa ileso, pois as mágoas e cicatrizes estão profundamente enraizadas em nós. Mas ainda mais profundo é o amor encontrado em Cristo; amor terno o suficiente para arrancar espinhos com o bálsamo da compaixão, disposto a abraçar o amigo e o inimigo (Romanos 12:14) para encontrarmos a cura juntos.
FONTE:
Monica La Rose
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM