Meditação: [Cristo] uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. (Efésios 2:14)
Leitura: Efésios 2:11-22.
Mensagem:
Destruir Muros em Favor da União
As famílias e amigos tinham permanecido separados pelo Muro de Berlim desde que o governo da Alemanha Oriental o erguera em 1961. Essa barreira impedia que os cidadãos fugissem para a Alemanha Ocidental. Na verdade, de 1949 até o dia em que a estrutura foi construída, estima-se que mais de 2,5 milhões de alemães conseguiram ir para o lado ocidental. O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, de frente para o muro, em 1987, disse: “Derrubem este muro!”. Suas palavras geraram uma onda de mudanças que permitiram a sua queda, em 1989, e a gloriosa reunificação da Alemanha.
Paulo escreveu sobre um “muro de inimizade” derrubado por Jesus (Efésios 2:14). O muro existia entre os judeus (povo escolhido de Deus) e os gentios (os outros povos). Era simbolizado pelo soreg (parede divisória) no antigo templo erguido por Herodes o Grande, em Jerusalém. Impedia os gentios de irem além dos pátios externos do templo, embora dali pudessem ver os pátios internos. Mas Jesus trouxe “paz” e reconciliação entre judeus e gentios; entre Deus e todos os povos. Jesus fez isso “ao derrubar o muro de inimizade que nos separava” por “sua morte na cruz” (Efésios 2:14,16). As “boas-novas de paz” possibilitam a união de todos pela fé em Cristo (Efésios 2:17-18).
Muitas coisas nos dividem, mas pela graça de Deus esforcemo-nos para viver a paz e a união encontradas em Jesus (Efésios 2:19-22).
FONTE:
Tom Felten
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM