Dia: 10 de Janeiro de 2026
Meditação: Quando ouvi isso, sentei-me e chorei. Durante alguns dias, lamentei, jejuei e orei ao Deus dos céus. (Neemias 1:4)
Leitura: Neemias 1:4-11.
Mensagem:
Chamado à Oração
Abraham Lincoln disse a um amigo: “Ajoelhei-me muitas vezes, convencido de que não havia para onde ir”. Nos anos da Guerra Civil Americana, ele passou muito tempo orando e convocou seu país para juntar-se a ele. Lincoln proclamou “um dia de humilhação, oração e jejum” em 1861 e novamente em 1863: “É dever das nações, bem como dos homens, reconhecer sua dependência do poder soberano de Deus: confessar seus pecados e transgressões em humilde tristeza, mas com a segura esperança de que o arrependimento genuíno conduzirá à misericórdia e ao perdão”.
Tendo os israelitas sido cativos na Babilônia por 70 anos, o rei Ciro decretou que quem quisesse voltar a Jerusalém poderia retornar. Quando Neemias, também israelita (Neemias 1:6) e copeiro do rei da Babilônia (Neemias 1:11) soube que aqueles que haviam retornado estavam angustiados e envergonhados (Neemias 1:3), ele sentou-se e chorou. Neemias passou dias lamentando, jejuando e orando (Neemias 1:4), lutando em oração por sua nação (Neemias 1:5-11). E mais tarde, também chamou seu povo para jejuar e orar (Neemias 9:1-37).
Séculos depois, nos dias do Império Romano, Paulo também exortou seus leitores a orar por aqueles que estão em posição de autoridade (1 Timóteo 2:1-2). Nosso Deus ainda ouve as nossas orações sobre assuntos que afetam a vida de outras pessoas.
FONTE:
Alyson Kieda
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM