Dia: 18 de Novembro de 2025
Meditação: “Por que você está tão furioso?”, o Senhor perguntou a Caim… (Gênesis 4:6)
Leitura: Gênesis 4:1-12.
Mensagem:
Amor Que Confronta
Ele era uma boa pessoa em muitos aspectos, mas todos viam a dificuldade dele em lidar com a raiva. Como ele era eficiente e cumpria bem o seu papel, a ira dele nunca foi confrontada, nem tratada adequadamente. Com o tempo, isso feriu muitas pessoas e finalmente antecipou o fim de uma carreira que poderia ter sido muito melhor para esse irmão em Cristo, se ao menos eu tivesse escolhido confrontá-lo com amor anos antes.
Deus nos provê a maneira perfeita sobre como confrontarmos o pecado de alguém com amor. Caim enfureceu-se e, sendo agricultor, ele “apresentou parte de sua produção como oferta ao Senhor” (Gênesis 4:3). Mas Deus deixou claro que a oferta não era aceitável; rejeitou-a, e Caim “se enfureceu e ficou transtornado” (Gênesis 4:5). No entanto, Deus o confrontou e disse: “Por que você está tão furioso?” (Gênesis 4:6). O Senhor disse a Caim para que abandonasse seu pecado e buscasse o que era bom e certo. Infelizmente, Caim ignorou as palavras de Deus e cometeu um ato horrível (Gênesis 4:8).
Embora não possamos forçar os outros a abandonar seus pecados, podemos confrontá-los com compaixão. Podemos falar “a verdade em amor” para que ambos nos tornemos “cada vez mais parecidos com Cristo” (Efésios 4:15). E, da mesma maneira que Deus nos dá ouvidos para ouvir, também podemos receber duras palavras de verdade de outras pessoas.
FONTE:
Tom Felten
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM