Dia: 13 de Setembro de 2025
Meditação: [Deus] Ama os estrangeiros que vivem entre vocês e lhes dá alimento e roupas. (Deuteronômio 10:18)
Leitura: Deuteronômio 10:17-20.
Mensagem:
Acolhendo o Estrangeiro
Ao fugir da guerra, milhares de ucranianos chegaram à Berlim e se depararam com uma surpresa: famílias alemãs segurando cartazes oferecendo refúgio em suas casas. “Posso hospedar duas pessoas!” e “Quarto grande [disponível]”, diziam alguns. Ao ser questionada sobre o motivo de oferecer hospitalidade a estranhos, uma mulher disse que sua mãe precisou de refúgio quando fugiu dos nazistas e ela queria ajudar outros também.
No livro de Deuteronômio, Deus convoca os israelitas a cuidar dos que estão longe de sua terra natal. Por quê? Porque Ele ama o órfão, a viúva e o estrangeiro (Deuteronômio 10:18), e porque os israelitas sabiam o que significava estar vulnerável: “pois, em outros tempos, [tinham sido] estrangeiros na terra do Egito” (Deuteronômio 10:19). A empatia deveria motivá-los ao cuidado com eles.
Mas há um outro lado também. Quando a viúva de Sarepta acolheu Elias como estrangeiro em sua casa, foi abençoada (1 Reis 17:9-24). Abraão foi abençoado por seus três visitantes estrangeiros (Gênesis 18:1-15). Muitas vezes, Deus usa a hospitalidade para abençoar o anfitrião, não somente o hóspede.
Acolher estranhos em casa é difícil, mas essas famílias alemãs talvez sejam as verdadeiramente beneficiadas. Quando acolhemos os vulneráveis com a empatia de Deus, podemos nos surpreender com as dádivas que Ele nos dá por meio deles.
FONTE:
Sheridan Voysey
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM