Dia: 19 de Dezembro de 2025
Meditação: O sol estava nascendo quando Jacó partiu de Peniel, mancando por causa do quadril deslocado. (Gênesis 32:31)
Leitura: Gênesis 32:22-32.
Mensagem:
Aprendendo Com as Cicatrizes
Flávia tocou as cicatrizes da cirurgia para remover o câncer de esôfago e estômago. Desta vez, os médicos retiraram parte de seu estômago, deixando uma cicatriz irregular revelando a extensão da cirurgia. Ela disse ao marido: “As cicatrizes representam a dor do câncer ou a cura. Escolhi que serão o símbolo de cura”.
Jacó enfrentou escolha semelhante em sua luta à noite com Deus. O atacante divino deslocou o quadril dele e o deixou exausto e mancando perceptivelmente. Meses depois, eu ainda questiono sobre o que Jacó pensou quando massageou o seu quadril sensível?
Será que Jacó tinha se arrependido de sua incredulidade que resultou na fatídica luta? O mensageiro divino tinha arrancado a verdade dele, recusando-se a abençoá-lo até que Jacó confessasse quem era. Jacó confessou que ele era aquele que nasceu com “a mão agarrada ao calcanhar” do irmão (Gênesis 25:26). Jacó trapaceou o seu irmão Esaú e mentiu ao seu sogro Labão, enganando-os para obter vantagens. O lutador divino disse que o novo nome de Jacó seria “Israel, pois lutou com Deus e com os homens e venceu” (Gênesis 32:28).
O mancar ou claudicar de Jacó representou a morte de sua antiga vida de engano e o início de sua nova vida com Deus. O fim de Jacó e o começo de Israel. Sua limitação física o levou a confiar em Deus, que agora se movia poderosamente nele e por meio dele.
FONTE:
Mike Wittmer
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM